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NBR ISO 37301

Sistemas de Gestão de Compliance

Organizações que almejam ser bem-sucedidas a longo prazo precisam estabelecer e manter uma cultura de compliance, considerando as necessidades e expectativas das partes interessadas. O compliance não é, portanto, apenas a base, mas também uma oportunidade para uma organização bem-sucedida e sustentável.

O compliance é um processo contínuo e o resultado de uma organização que cumpre suas obrigações.

O compliance se torna sustentável ao ser incorporado na cultura da organização, e no comportamento e na atitude das pessoas que trabalham para ela. Enquanto mantém sua independência, é preferível que a gestão de compliance seja integrada com os outros processos de gestão da organização e os seus requisitos e procedimentos operacionais.

Um sistema de gestão de compliance eficaz em toda a organização permite que uma organização demonstre seu comprometimento em cumprir leis pertinentes, requisitos regulamentares, códigos setoriais da indústria e normas organizacionais, assim como normas de boa governança, melhores práticas geralmente aceitas, ética e expectativas da comunidade.

A abordagem de compliance de uma organização é moldada pela liderança, por meio da aplicação de valores centrais e padrões geralmente aceitos de boa governança, de ética e da comunidade. Incorporar o compliance no comportamento das pessoas que trabalham para uma organização depende acima de tudo da liderança em todos os níveis e dos valores claros de uma organização, assim como do reconhecimento e implementação de medidas para promover o comportamento de compliance. Se este não for o caso em todos os níveis de uma organização, há um risco de não compliance.

Em um número de jurisdições, os tribunais têm considerado o comprometimento da organização com o compliance por meio do seu sistema de gestão de compliance ao determinar a penalidade adequada a ser imposta por violação de leis pertinentes. Portanto, órgãos regulatórios e judiciais podem também se beneficiar deste documento como uma referência.

As organizações estão cada vez mais convencidas de que, ao aplicar valores vinculativos e uma gestão de compliance apropriada, elas podem salvaguardar a sua integridade e evitar ou minimizar o não compliance das obrigações de compliance da organização. A integridade e o compliance eficaz são, portanto, elementos chave de uma gestão boa e diligente. O compliance também contribui para o comportamento socialmente responsável das organizações.

Um dos objetivos de um Sistema de Gestão de Compliance é auxiliar as organizações a desenvolverem e disseminarem uma cultura positiva de compliance, considerando que convém que uma gestão de riscos relacionados ao compliance, sólida e eficaz, seja considerada como uma oportunidade a ser perseguida e aproveitada, devido aos diversos benefícios que ela provê para a organização, como:
— melhorar as oportunidades de negócio e sua sustentabilidade;
— proteger e melhorar a credibilidade e a reputação da organização;
— considerar as expectativas das partes interessadas;
— demonstrar o comprometimento de uma organização para gerenciar eficaz e eficientemente seus riscos de compliance;
— aumentar a confiança de terceiras partes na capacidade da organização de alcançar sucesso sustentado;
— minimizar o risco da ocorrência de uma violação aos custos associados e dano reputacional.

O processo de certificação SAS segue o fluxograma e o procedimento contido no Regulamento Geral de Certificação de Sistemas de Gestão de Compliance SAS – Pb13.

Para receber uma proposta de certificação de sua empresa faça o download do QAP (Questionário de Avaliação Preliminar) abaixo , preencha-o e nos encaminhe pelo email comercial@sascertificadora.com.br .

 

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