Serviços

NBR ISO 39001

Sistemas de Gestão da Segurança Viária

A segurança viária (SV) é uma preocupação global. Estima-se que a cada ano, nas vias do mundo inteiro, aproximadamente 1,3 milhão de pessoas morrem e entre 20 milhões e 50 milhões sofrem lesões, e que este número vem aumentando [10]. Os impactos socioeconômicos e na saúde são substanciais.

A ISO39001 fornece uma ferramenta para auxiliar as organizações a reduzir, e em última instância eliminar, a incidência e o risco das mortes e lesões graves relacionadas aos acidentes de trânsito. Este enfoque pode permitir uma utilização mais eficaz, em termos de custo, do sistema viário.

Esta Norma identifica os elementos de boas práticas de gestão da SV que permitirão que a organização alcance seus resultados desejados.

Esta Norma aplica-se às organizações públicas e privadas que interagem com o sistema viário.Ela pode ser utilizada por partes internas e externas, incluindo organismos de certificação, para avaliar a capacidade da organização em atender aos requisitos.

A experiência em todo o mundo tem demonstrado que grandes reduções de mortes e lesões graves podem ser alcançadas com a adoção de uma abordagem holística de um Sistema Seguro para a SV. Isso envolve um enfoque claro e inequívoco nos resultados da SV e nas ações baseadas em evidências, apoiadas pela capacidade apropriada da gestão organizacional.

O governo não pode alcançar estas reduções sozinho. Organizações de todos os tipos e tamanhos, bem como usuários individuais da via, têm um papel a desempenhar. Ao adotar esta Norma, as organizações deveriam ser capazes de alcançar:
– os resultados da SV em níveis que excedam aqueles que podem ser alcançados pelo atendimento às leis e normas, e
– os seus próprios objetivos e, ao mesmo tempo, contribuir para a obtenção dos objetivos da sociedade.

O sistema de gestão especificado nesta Norma foca a organização nos seus objetivos e metas da SV e orienta o planejamento de atividades que concretizará esses objetivos pelo uso de uma abordagem de um Sistema Seguro para a SV.

O sistema de gestão da SV pode estar integrado ou ser compatível com outros sistemas de gestão e processos dentro da organização.

Esta Norma promove o uso de uma abordagem de processos iterativos (planejar, fazer, checar, agir), que orientará a organização na entrega dos resultados da SV.

Para receber uma proposta de certificação de sua empresa faça o download do QAP (Questionário de Avaliação Preliminar) abaixo , preencha-o e nos encaminhe pelo email comercial@sascertificadora.com.br .

Faça o Download

Conheça outras certificações

Alameda do Ingá, 222 – Conj. 202 - Bairro: Vila da Serra - CEP 34006-042 - Nova Lima - MG

+ 55 (31) 3261-2450

comercial@sascertificadora.com.br